terça-feira, 17 de julho de 2012

Por que comigo?

O drama de Steve Bartman




Inauguramos hoje a seção "Por que comigo?" trazendo a história, real, do cidadão acima. O nome dele é Steve Bartman. Veremos como o esporte pode, sem imaginarmos, interferir na vida das pessoas.

Antes, porém, esclareço que, como avisado anteriormente, este blog tratará, quase sempre, de futebol, mas sem excluírmos outros esportes. O fato tratado vem do Baseball, esporte que gosto muito e sempre assisto. Vale a pena ler!

14 de outubro de 2003. No Wrigley Field, Chicago, uma das equipes locais, os Cubs, enfrentavam o Florida Marlins pela série melhor de 7 das semifinais da Liga Norte-Americana de Baseball. Os Cubs lideravam a série por 3 a 2 e, fazendo a sexta partida em casa, era esperado que vencessem, para, posteriormente, disputar a World Series, nova série melhor de 7 jogos que definiria o campeão daquele ano.

Um parênteses sobre os Cubs: junto dos Yankees e dos Red Sox, os Cubs são os mais adorados pelos fãs de Baseball. Isso porque, mal comparando, os Cubs possuem uma característica de superstição e de time sem sorte que lembra, forçando um pouco, o Botafogo, com suas crendices e aquele lema: "há coisas que só acontecem ao Botafogo". Pois é, há coisas que só acontecem aos Cubs.

A equipe conquistou seu último título nacional em 1908. Não, você não leu errado! 1908. Desde então, por diversas vezes, eles quase chegaram lá. Seus torcedores creditam a falta de sorte do time à "maldição do bode".

Reza a lenda que, em um jogo das finais de 1945, um dono de taverna chamado William Sianis levou consigo ao Wrigley Field seu bode de estimação. Entretanto, devido ao mau cheiro do animal, os outros espectadores ordenaram que William se retirasse do estádio com seu "acompanhante". Ele teria se irritado e então afirmou, em alto em bom som: "se é para irmos embora, então que os Cubs nunca mais sejam campeões! Afinal, vocês insultaram meu bode!" A "praga" jamais foi quebrada. Naquelas finais de 1945, antes da "visita" do bode ao estádio, os Cubs lideravam a série por 2 a 1. Após a expulsão do animal, perderiam as finais por 4 jogos a 3.

Voltemos às semifinais de 2003. Liderando a série por 3 a 2, os Cubs, jogando em casa, venciam a partida por 3 a 0, no sétimo inning. Cada partida de Baseball é composta de nove innings. Logo, o final do jogo se aproximava. Mais alguns bons arremessos e os Cubs estariam na World Series. Eis que...

Após um arremesso do lançador dos Cubs, a bola é rebatida pelo adversário para o alto, em direção à platéia, correndo para segurá-la Moisés Alou, jogador do Chicago. Parece que ele vai alcançar a bola, junto ao muro que separa o campo de jogo do público. Entretanto, diversos torcedores também tentam segurar a bola, um belo souvenir de um jogo histórico. Um deles é Steve Bartman, um fã dos Cubs, de 26 anos. Ele toca na bola acima da luva de Alou, alterando sua trajetória e atrapalhando a possível defesa, retirando, assim, a possibilidade de eliminação de mais um rebatedor dos Marlins (note-se que, no Baseball, se um defensor pega a bola sem que ela toque o chão, o rebatedor estará eliminado e o lançador mais perto da vitória).






A partir dali, o clima no estádio muda. A torcida começa a xingar Bartman, o chamando de "imbecil". Ele escuta todas as ofensas, atônito e assustado, com seus fones de ouvido. Ironicamente, traja um casaco da equipe infantil que treina, os "Renegades" (renegados).

O jogo também muda. Os Marlins marcam pontos e conseguem vencer a partida por 8 a 3, empatando a série em 3 a 3. No último jogo da série, nova vitória da equipe da Flórida, eliminando os Cubs.

Terminada a sexta partida, Bartman continua sendo insultado pela torcida local, que atira cerveja e pedaços de pizza no rapaz. As câmeras da partida somente têm olhos para ele. Bartman teve que ser escoltado pela equipe de segurança do estádio para conseguir sair do local. Confira a conturbada saída em http://www.youtube.com/watch?v=JoumAUfwnI8

Mais uma vez, foi lembrada pelos torcedores a "maldição do bode", que teria se materializado na figura de Steve Bartman. As consequências do episódio foram terríveis para o fanático torcedor do Chicago. Ele foi execrado publicamente, manchete de todos os jornais da cidade e perseguido por meses pela imprensa. Não quis dar entrevistas, limitando-se a redigir uma carta em que afirmou estar "sinceramente arrependido" pelo ocorrido. Acabou exilado em sua própria cidade, sem sair de casa, triste e assustado. Não treina mais as crianças do "Renegades". Alguns dizem que entrou em depressão. A cadeira em que Steve se sentou é, até hoje, objeto de inúmeras fotografias de fãs e turistas.

O ocorrido foi tema de um excelente filme produzido pela ESPN, da série "30 for 30", chamado "Catching Hell". Há uma versão legendada, mas segue o link do filme sem legendas: http://www.youtube.com/watch?v=o6NsWdRfgAk . No filme é possível ver a jogada inteira, além dos principais lances da partida e análises interessantes. Vale a pena assistir!

Muito se discutiu sobre a responsabilidade de Bartman naquela derrota dos Cubs. Anos depois, com os ânimos mais calmos, diversos especialistas inocentaram Steve, reconhecendo que qualquer torcedor em sua posição tentaria alcançar a bola. Ademais, conseguiria Moisés Alou alcançar a bola? Impossível saber.

Destaque-se, ainda, que os pontos do time da Flórida somente foram conquistados após arremessos ruins do lançador de Chicago, somados a falhas defensivas da equipe local, que poderia ter saído com uma vitória tranquila, mesmo após o incidente com Bartman. Mas, como o goleiro Barbosa na Copa de 1950, para muitos torcedores dos Cubs, ele será sempre o grande culpado.

Curiosidades:

- O governador da Flórida à época, Jeb Bush, ofereceu asilo a Bartman, após o ocorrido;
- Por seu turno, o governador do Illinois, Rod Blagojevich, sugeriu, para a segurança de Steve, que ele passasse a fazer de parte de uma espécie de "programa de proteção a testemunhas";
- Em entrevista concedida à ESPN, em 2011, o Presidente dos Cubs, Theo Epstein, declarou que "já passou a hora de esquecer o ocorrido, abrir as mentes e corações e reintegrar Steve Bartman ao convívio com a torcida no Wrigley Field, pois Bartman é um fã dos Cubs, como qualquer um outro";
- Veja um vídeo, que traz o lance, defendendo Steve Bartman: http://www.youtube.com/watch?v=q1yFTofRJr4&list=LPirwmcTDaGio&index=3&feature=plcp


Fontes: ESPN films e Wikipedia



Nenhum comentário:

Postar um comentário